Quais cirurgias reparadoras o convênio cobre

Planos de saúde devem custear cirurgias reparadoras essenciais para a saúde dos pacientes

O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias reparadoras em todo o mundo. E muitas pessoas buscam contratar um plano de saúde para facilitar a realização dos procedimentos, mas será que o plano cobre? Quais são as cirurgias reparadoras que possuem cobertura dos planos? Aqui, vamos te responder estas perguntas! 

Plano de saúde cobre cirurgias plásticas?

Geralmente, os planos de saúde não cobrem cirurgias plásticas. Isso acontece porque os convênios não são obrigados a cobrir cirurgias com finalidade estética no Brasil. Dessa maneira, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), só orienta a cobertura de cirurgias reparadoras, que são essenciais para a saúde do paciente. 

Qual é a diferença entre cirurgia plástica estética e cirurgia reparadora?

É bem simples de entender! Uma cirurgia plástica estética tem finalidade de melhorar a aparência de uma pessoa. Já a cirurgia reparadora é um tipo de cirurgia plástica que impacta diretamente na saúde e qualidade de vida dos indivíduos. 

Quais cirurgias reparadoras podem ser cobertas pelo plano de saúde? 

Segundo as normas da ANS, as cirurgias reparadoras devem ser cobertas pelo plano de saúde, desde que o paciente possua um laudo médico que ateste que a finalidade do procedimento é corrigir deformidades e prezar pela saúde. 

Com isso, as principais cirurgias reparadoras cobertas por planos de saúde são:

  • Reconstrução de mama: cirurgia para mulheres que tiveram alguma lesão traumática na região, fizeram mastectomia ou foram diagnosticadas com câncer de mama. 
  • Cirurgia reparadora pós bariátrica: cirurgia realizada em pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica com foco na retirada do excesso de pele em alguma região do corpo. 
  • Redução de mama: cirurgia realizada em mulheres que desenvolveram problemas na coluna por conta do tamanho das mamas. 
  • Cicatrizes e queimaduras: cirurgia realizada em pessoas que sofreram queimaduras, quelóides ou cicatrizes ao longo da vida que interferem no seu bem-estar. 
  • Blefaroplastia: cirurgia que é realizada em pacientes que sofrem com o caimento de pálpebra. 

Existem planos de saúde que cobrem cirurgias estéticas? 

Como uma forma de oferecer um diferencial para os clientes, já existem convênios médicos que oferecem planos com cobertura a cirurgias plásticas estéticas. Geralmente, os planos que oferecem esse benefício abrem a opção de o cliente realizar a cirurgia com um profissional de sua confiança e receber o reembolso do valor posteriormente. 

Como fazer uma cirurgia reparadora pelo plano de saúde? 

Para conseguir realizar uma cirurgia reparadora pelo plano de saúde, você deve ter em mãos um laudo médico que ateste a finalidade reparadora e corretiva do procedimento. A partir disso, pode solicitar a cobertura do plano de saúde. 

O convênio pode solicitar uma perícia médica para que a necessidade e finalidade da cirurgia seja confirmada. Com a aprovação na perícia, o paciente realiza todos os exames pré-operatórios e realiza a cirurgia pelo plano de saúde. 

Caso haja negativa do convênio, procure por um advogado! Muitos planos de saúde acabam negando a realização de cirurgias reparadoras, geralmente indicando que o procedimento tem fins estéticos. 

Quando isso acontecer, procure por um advogado especializado em saúde, que poderá avaliar o seu caso e se preciso entrar com uma ação na justiça para garantir a realização do procedimento pelo seu plano de saúde. 

Quer agilizar a realização da cirurgia? Fale com o SRR! Podemos te ajudar a garantir os seus direitos e agilizar a realização da cirurgia reparadora que você necessita para restabelecer a sua saúde. 

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!