Tratamento do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge e mata mulheres no Brasil. Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2023 devem surgir cerca de 73 mil casos novos da doença. O número representa uma incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres. 

Por conta do seu risco para mulheres, a doença é alvo da campanha Outubro Rosa, que busca divulgar os métodos de prevenção e diagnóstico precoce da doença. O tratamento do câncer de mama depende do estágio da doença e do histórico de saúde do paciente, sendo importante realizar o autoexame para identificar o tumor de forma precoce. 

Como funciona o tratamento do câncer de mama? 

Assim como outros tipos de cânceres, o câncer de mama possui 4 estágios, do nível 1 ao 4, indo do mais leve ao mais grave. O tratamento é definido pelo oncologista com base no estágio da doença e condições do paciente. 

Nesse sentido, o médico pode recomendar diversos tipos de tratamento para a doença. O primeiro passo é realizar o diagnóstico e para isso é importante que as mulheres realizem a mamografia e as consultas de rotinas para diagnosticar a doença de maneira precoce. Quanto antes a doença for identificada, mais fácil e rápido será o tratamento e a cura. 

Confira alguns tratamentos indicados para o câncer de mama:

Cirurgia 

A cirurgia para retirada do tumor é o tratamento mais popular para o câncer de mama. O paciente é operado por um cirurgião que realiza a retirada da mama afetada pelo tumor. Após a cirurgia, a paciente segue sendo acompanhada e as chances de cura são grandes. 

Quimioterapia 

Outro procedimento bastante comum é a quimioterapia. Nesse procedimento, drogas capazes de destruir as células do câncer são injetadas no paciente via oral, intravenosa, muscular, entre outros tipos de aplicação. 

Radioterapia 

A radioterapia é um tratamento que consiste na aplicação de radiação ionizante para quebra do DNA das células tumorais. Assim como na quimioterapia, o objetivo é destruir o tumor. 

Imunoterapia 

A imunoterapia é um tratamento que também consiste na ministração de drogas que fortalecem o sistema imunológico. O objetivo é ajudar o sistema imunológico do paciente a reconhecer e combater as células cancerígenas. 

Como prevenir o câncer de mama? 

A prevenção do câncer de mama passa pela adoção de hábitos de cuidado com a saúde como a prática de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e evitar hábitos ruins como fumar ou consumir álcool de forma exagerada. 

Além disso, a prevenção também passa pela realização dos exames e consultas de rotina. Encontrar o tumor de forma precoce aumenta exponencialmente as chances de cura; por isso, é importante se cuidar e realizar os exames necessários para tratar a doença de forma rápida. 

Como tratar o câncer de mama pelo plano de saúde? 

Os planos de saúde são obrigados a oferecer cobertura ao tratamento do câncer de mama. Em muitos casos, a operadora de saúde nega a cobertura de procedimentos do tratamento com base no Rol da ANS, documento que regulamenta os procedimentos obrigatórios a serem oferecidos pelos planos de saúde. 

Mas a justiça brasileira tem entendido que os planos são obrigados a cobrir qualquer tipo de tratamento para o câncer, quando há recomendação médica e a vida do paciente dependa do procedimento. 

Se você ou algum familiar foi acometido pelo câncer de mama e recebeu uma negativa do plano de saúde, procure um advogado especialista em direito da saúde. Entre em contato com o SRR, nosso escritório é especializado em causas de tratamento de câncer, nós podemos te ajudar a garantir a realização dos procedimentos necessários para combater a doença pelo plano de saúde. 

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!