Reconstrução de mama para pacientes com câncer

O câncer de mama é o tipo da doença que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que surjam cerca de 73 mil casos de câncer de mama por ano, entre 2023 e 2025. A cirurgia de reconstrução de mama se faz necessária em mulheres que realizaram a retirada da mama total ou parcialmente para reconstruir a mama. 

Em muitos casos, a cirurgia para retirada da mama é uma medida emergencial para retirar o tumor da doença e aumentar as chances de cura. E mesmo sendo um procedimento feito para o bem, para a cura, a retirada da mama acaba trazendo fatores negativos como a perda da autoestima e autoconfiança. 

O que é a cirurgia de reconstrução de mama? 

A reconstrução de mama é uma cirurgia plástica reparadora. No procedimento, o cirurgião busca reconstruir a mama por meio de diversas técnicas, desde a implantação de próteses de silicones até a transferência de retalhos da pele. Com isso, a paciente passa por avaliação para que a cirurgia possa ser assertiva, reconstruindo o seio no mesmo formato e textura de antes, sendo proporcional ao corpo da paciente. 

Quem tem direito a cirurgia de reconstrução de mama? 

Como uma cirurgia plástica reparadora, a reconstrução de mama é indicada para pessoas que passaram pela mastectomia, o qual é a cirurgia de retirada total ou parcial do seio. Com isso, pacientes com câncer ou que tenham maior probabilidade a ter câncer de mama por fatores genéticos. O principal objetivo da cirurgia é ajudar a mulher que passou ou ainda enfrenta a doença a ter mais autoestima. 

Como realizar a cirurgia de reconstrução de mama? 

Para realizar a cirurgia de reconstrução de mama, a paciente precisa ter a indicação médica. O procedimento pode ser realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita e também por meio dos planos de saúde com cobertura total do valor da cirurgia. 

Quem deseja fazer a cirurgia de reconstrução de mama pelo SUS, deve solicitar a recomendação médica para realizar a cirurgia no local em que trata o câncer. Se possível, a cirurgia de reconstrução deve acontecer simultaneamente a mastectomia ou deve acontecer no período mais breve possível. 

Se a paciente não está mais em tratamento, estando curada do câncer, é preciso solicitar o encaminhamento médico como o oncologista que a tratou ou procurar uma unidade básica de saúde. Com o encaminhamento em mãos, a paciente deve ser encaminhada para realização da cirurgia em uma unidade de saúde. 

Quem quiser fazer a cirurgia de reconstrução de mama pelo plano de saúde, deve conversar com o médico responsável pelo tratamento e pedir encaminhamento médico. Com o documento, é preciso dar entrada no pedido para que a cirurgia seja feita com total cobertura do plano de saúde. 

Em casos de negativa do plano de saúde, o mais aconselhável a se fazer é procurar um advogado especialista em direito de saúde. A legislação brasileira garante o direito da cirurgia de reconstrução de mama para mulheres com câncer de mama, já que a cirurgia tem caráter reparador e não estético. 

Precisa de ajuda para realizar a cirurgia de reconstrução de mama pelo plano de saúde? Entre em contato com o SRR! Nós temos uma equipe especializada em direito da saúde que pode te ajudar a garantir o seu direito e realizar a cirurgia de forma rápida e sem custos pelo seu plano de saúde.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!