Medicamentos para câncer de pulmão

Conheça os principais medicamentos para câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos mais incidentes no Brasil. De acordo com os números do governo federal, com base em dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens e o quarto mais comum em mulheres no país. A estimativa é de que surjam cerca de 32.560 novos casos da doença por ano, entre 2023 e 2025. 

Para o tratamento do câncer de pulmão, diversos medicamentos são utilizados em diferentes etapas da doença. Listamos aqui alguns medicamentos já aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e são distribuídos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e devem ser disponibilizados pelo plano de saúde, caso haja recomendação médica. 

Confira abaixo:

Keytruda (Pembrolizumabe) 

Já usado no tratamento de outros tipos de câncer, o medicamento pembrolizumabe agora também pode ser utilizado no tratamento do câncer de pulmão. Com a aprovação da ANVISA, a medicação passou a ser recomendada no tratamento do câncer de pulmão de células não-pequenas com estádios IB a IIIA. 

O medicamento faz parte do tratamento de imunoterapia e pode ser utilizado em pacientes que já passaram por cirurgia e quimioterapia. Geralmente, o oncologista recomenda o uso do pembrolizumabe por um ano para ser efetivo. As pesquisas apontam que a medicação consegue reduzir significativamente o risco de recorrência do tumor, o que aumenta as chances de cura da doença. 

Sotorasibe

O sotorasibe é uma medicação importante para o tratamento de um tipo de câncer de pulmão específico. O medicamento é uma molécula que consegue combater a mutação no gene K-RAS G12C, responsável por cerca de 13% dos casos da doença.

A função do medicamento é aumentar a sobrevida do paciente, após a realização de outros procedimentos como cirurgia, quimioterapia e imunoterapia. Isso permite que o paciente possa passar por novos ciclos de quimioterapia, caso ele tenha tido uma boa resposta num primeiro ciclo quimioterápico. 

Cisplatina e carboplatina 

A cisplatina e a carboplatina são medicamentos que costumam ser combinados para a quimioterapia no tratamento do câncer de pulmão. Os medicamentos são indicados para o câncer de pulmão de não pequenas células que estão iniciando o tratamento quimioterápico para o combate da doença. 

Como conseguir medicamentos para câncer de pulmão pelo plano de saúde? 

Você pode conseguir medicamentos para câncer de pulmão com recomendação médica. Se o oncologista responsável pelo seu tratamento indicou algum medicamento listado acima, apresente o laudo e faça a solicitação junto ao seu plano de saúde. 

Uma prática comum dos planos de saúde é negar a cobertura de medicamentos para o tratamento de câncer. O principal argumento da negativa é a de que a medicação não consta no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), documento que lista as coberturas obrigatórias básicas dos planos de saúde.

Porém, a justiça tem ficado ao lado do paciente com câncer nesses casos, já que entende que os medicamentos recomendados por um oncologista são fundamentais no combate ao câncer. Então, se você tem a indicação e recebeu uma negativa do plano de saúde, procure um advogado especialista em direito da saúde!

Esse profissional poderá juntar toda a documentação e dar entrada com um pedido liminar para garantir que o plano de saúde seja obrigado a custear o medicamento de forma rápida. Aqui no SRR, temos advogados especialistas que podem te ajudar nesse processo, entre em contato com a gente e garanta os seus direitos no tratamento ao câncer com rapidez e assertividade.