Votrient (pazopanibe) deve ser fornecido pelo plano de saúde

O uso de medicamentos é importantíssimo em diversas fases do tratamento do câncer. De acordo com as estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil nos próximos três anos. O Votrient, nome comercial do medicamento pazopanibe, é uma das medicações indicadas para o tratamento de alguns tipos de câncer. 

Assim como a maioria dos medicamentos utilizados para o tratamento do câncer, o Votrient é extremamente caro. Uma caixa com 60 comprimidos do remédio chega a custar mais de R$12 mil. Isso impossibilita o tratamento com remédio para a maioria das famílias, nesse sentido se torna necessário recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou ao plano de saúde. 

Aqui vamos mostrar como conseguir o fornecimento do remédio pelo seu plano, então vamos lá! 

Para que serve o Votrient (Pazopanibe)? 

A bula do Votrient recomenda o uso do medicamento para o tratamento do carcinoma de células renais em estágio avançado ou metastático, um dos tipos de câncer de rim e para o tratamento do sarcoma de partes moles avançado em pacientes que já fizeram a realização de sessões de quimioterapia

O sarcoma são tumores raros que atacam as partes moles do corpo como a gordura, os músculos, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos. No tratamento, o Votrient atua como um inibidor de crescimento das células cancerígenas. 

Isso dificulta a progressão da doença, principalmente em casos metastáticos, e em alguns casos até destruir as células cancerígenas, aumentando as chances de cura da doença. 

O plano de saúde deve fornecer o medicamento? 

Como sempre falamos aqui, os planos de saúde devem fornecer o Votrient, sempre que houver recomendação médica para o tratamento do câncer. Por ser um medicamento registrado e aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há grande dificuldade para realizar o fornecimento do Votrient no Brasil. 

Nesse sentido, todo o paciente que contar com recomendação médica para o uso do medicamento em seu tratamento, pode solicitar a cobertura do plano de saúde, que por lei é obrigado a fornecer o remédio. O medicamento deve ser fornecido até para beneficiários de planos de saúde mais básicos. 

Por que planos de saúde negam o fornecimento de Votrient? Entenda o que fazer nestes casos

Os planos de saúde costumam negar o fornecimento de medicamentos de alto custo. A principal brecha utilizada é a descrição de uso do medicamento no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para alguns casos específicos. No caso do Votrient, o medicamento não está listado para o tratamento do sarcoma de partes moles, por exemplo. 

Por isso, os planos de saúde podem negar o fornecimento do remédio usando este argumento, mas essa prática é considerada ilegal e abusiva. Se o paciente apresentar recomendação médica de base científica para uso do medicamento, o plano de saúde segue obrigado a fornecer a medicação. Se você recebeu uma negativa do plano de saúde, procure um advogado especializado em direito da saúde

Não sabe onde encontrar um advogado de saúde? Entre em contato com o Romariz Saliba Advogados! Temos uma equipe especializada em casos envolvendo o tratamento do câncer, podemos te ajudar a garantir na justiça o fornecimento do Votrient para a continuidade do seu tratamento por meio de ação judicial e liminar na justiça.