Bariátrica: requisitos para fazer a cirurgia

A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos cirúrgicos que mais cresceu no Brasil nos últimos cinco anos. E isso se deve a números alarmantes. Segundo informações do Ministério da Saúde, em 2020 cerca de 55,7% da população brasileira estava acima do peso e outros 19,8% estavam obesos.

Os dados da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) apontam que entre 2011 e 2018 o número de cirurgias bariátricas cresceu 84% no Brasil. Mesmo com o crescimento, há ainda muitas dúvidas sobre quem pode e quais são os requisitos para fazer a cirurgia bariátrica.

Quem pode fazer cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento que pode ajudar no tratamento da obesidade e de doenças relacionadas ao excesso de peso. Existem algumas questões que são avaliadas pelo médico antes de encaminhar o paciente para a cirurgia. 

Por isso, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) recomenda que a cirurgia bariátrica seja realizada por pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou maior a 40. A cirurgia também é indicada para pacientes com IMC entre 35 e 40 que possuam outras complicações como diabetes e hipertensão, por exemplo.

Quais são os requisitos para fazer a cirurgia bariátrica?

·        Não possui nenhum transtorno psicológico sem controle

·        Não ser usuário de drogas e álcool

·        Conhecer os riscos e as mudanças que a cirurgia bariátrica oferece

·        Ter tentado outros tipos tratamento para obesidade nos últimos dois anos

·        Ter entre 18 e 65 anos

·        Lidar com um quadro de obesidade há mais de cinco anos

·        Possuir IMC maior ou igual a 40 ou entre 35 e 40 com outras comorbidades causadas pela obesidade

Cumprindo esses requisitos, paciente e médico devem chegar a um consenso para a realização da cirurgia. O médico precisa fazer um laudo médico atestando a necessidade do procedimento e o cumprimento dos requisitos por parte do paciente.

Como fazer cirurgia bariátrica pelo plano de saúde?

Para realizar a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde, o paciente precisa passar por uma avaliação de um cirurgião bariátrico. Esse profissional é o responsável por analisar o quadro do paciente e determinar se a cirurgia é realmente a melhor solução para tratar a obesidade e outras comorbidades causadas pela doença.

Com a aprovação do cirurgião bariátrico, o paciente precisa passar por uma série de exames complementares, além de se consultar com médicos de outras especialidades como endocrinologista, nutricionista, psicólogo e cardiologista.

Saiba também quais são as cirurgias reparadoras o convênio cobre.

Como fazer cirurgia bariátrica pelo SUS (Sistema Único de Saúde)?

A cirurgia bariátrica só é feita pelo SUS em casos graves. Como vimos no artigo, a recomendação é que essa cirurgia só seja realizada quando se esgotaram todas as outras possibilidades.

O primeiro passo para fazer a cirurgia bariátrica no SUS é ser diagnosticado como obesidade mórbida. O médico que atesta a doença deve fazer uma declaração requerendo que o paciente tenha o direito de fazer uma cirurgia bariátrica gratuita pelo SUS.

Com o requerimento em mãos, o paciente pode fazer a sua inscrição para a cirurgia bariátrica no SUS. A partir disso, o paciente entra na fila e aguarda ser chamado para a cirurgia. Quando é chamado, o paciente é encaminhado para a realização de uma série de exames complementares. E se aprovado, pode realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS.

Precisa de ajuda para fazer a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde ou pelo SUS? Nós podemos te ajudar nesse processo e tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com  o SRR .