Cuidados paliativos: o que é

Os cuidados paliativos são um modelo de tratamento pensado para pacientes com doença em estado terminal. De início, o modelo de cuidados paliativos foi pensado para pacientes com câncer, mas atualmente engloba qualquer doença que seja incurável ou gere risco de vida progressivo ao paciente. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 20 milhões de pessoas por ano precisam de cuidados paliativos.  Esse modelo de cuidados para pacientes com doenças terminais foi instituído pela OMS em 2002, sendo definido como uma assistência prestada por uma equipe multidisciplinar visando oferecer mais qualidade de vida para o paciente e seus familiares. 

O que são cuidados paliativos? 

Os cuidados paliativos são um conjunto de procedimentos e acompanhamento médicos aplicados em pacientes que possuem doenças que geram risco de vida progressiva. A ideia do tratamento não é apenas atender clientes em estágio terminal, mas oferecer os cuidados necessários para pacientes com doenças progressivas e incuráveis. 

Ao tratar uma doença sem cura, o foco dos cuidados médicos devem ser promover o maior bem-estar e qualidade de vida possível para o paciente. Dessa maneira, os cuidados paliativos buscam aliviar dores, melhorar a coordenação motora e funcional e abrandar os sintomas da doença o máximo possível. 

Com isso, o paciente tem todo o suporte de uma equipe especializada para se manter o mais confortável possível até o momento de sua morte. Além disso, os cuidados paliativos também se estendem à família, prestando todo o auxílio aos familiares para que eles estejam preparados para dar todo o apoio possível ao paciente. 

Quando os cuidados paliativos se fazem necessários? 

Os cuidados paliativos se tornam necessários quando o paciente não responde bem ao tratamento de uma doença. 

Dessa forma, caso as opções de tratamento tenham se esgotado e estejam causando mal à saúde do paciente, os médicos responsáveis pelo tratamento indicam os cuidados paliativos para que o paciente tenha o maior conforto possível, diminuindo os impactos dos sintomas da doença. 

Nesse sentido, os cuidados paliativos são indicados para pacientes que sofrem com uma doença em estágio muito avançado ou da qual já se sabe a irreversibilidade. Além do tratamento dos sintomas, os cuidados paliativos também atuam nos cuidados com a família e na introdução do paciente a sua nova realidade da melhor maneira possível. 

Cuidados paliativos no Home Care: como conseguir? 

Os cuidados paliativos dão continuidade ao tratamento do paciente em uma nova fase da doença. E esses cuidados podem ser realizados no modelo Home Care. A internação domiciliar ou Home Care é um modelo de assistência a domicílio que cresceu bastante, principalmente após a pandemia de covid-19. 

Para ter acesso ao tratamento Home Care, os familiares dos pacientes podem levantar a questão com o médico responsável pelo tratamento. Após uma avaliação, o profissional pode indicar o tratamento por meio de um laudo médico. 

Com o laudo em mãos, os familiares podem dar entrada com a solicitação do tratamento Home Care no plano de saúde. Caso haja negativa do plano, procure um advogado especialista em direito de saúde para fazer valer o seu direito na justiça. 

Precisa de um advogado para home care? Entre em contato com o SRR. Nossos advogados são especialistas em casos que envolvem planos de saúde e podem te ajudar a garantir seus direitos com agilidade e assertividade.