Home care pelo plano de saúde: por que optar pelo atendimento?

O tratamento Home Care traz benefícios para o paciente e familiares, sendo uma possibilidade de tratar da saúde em casa com todos os cuidados necessários. A busca por home care aumentou 35% após a pandemia de covid-19, de acordo com o Nead (Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar). 

Pelas leis brasileiras, pacientes com doenças crônicas e degenerativas têm direito ao tratamento home care pelo plano de saúde. Desde que haja justificativa médica, o paciente tem direito ao atendimento domiciliar com o custeio integral pelo convênio médico. 

O que é Home Care? 

O Home Care é um conjunto de procedimentos de saúde realizados na casa do paciente por uma equipe técnica especializada. O tratamento é recomendado para pacientes crônicos que não precisam de internação hospitalar, mas necessitam de um acompanhamento médico ativo. 

O paciente tratado em casa conta com todo o equipamento necessário para a estabilização da sua saúde. Também há a presença de uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros especialistas, de acordo com a necessidade. 

Muitos confundem o serviço do Home Care com a função de cuidadores de idosos, o que é um grande erro. Cuidadores são profissionais sem conhecimento técnico que fazem o acompanhamento de pessoas idosas, já no Home Care há uma equipe de profissionais especializados para realizar procedimentos de saúde na casa do paciente. 

Dessa forma, o Home Care funciona como uma espécie de internação domiciliar, onde é possível contar com todo o equipamento e profissionais necessários para os cuidados com a saúde do paciente. 

Então, em vez de ser internado em um hospital, o paciente passa a ter todos os cuidados no conforto de casa com a presença da família, o que é essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida. 

Quando o plano de saúde cobre tratamento Home Care? 

Mesmo que não esteja previsto no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o tratamento Home Care deve ser custeado pelo plano de saúde sempre que houver recomendação médica. 

Dessa forma, familiares de pacientes com doenças crônicas e degenerativas podem levantar a questão com o médico responsável. Se após uma avaliação, o médico definir pelo tratamento Home Care, a família pode dar entrada com o pedido no plano de saúde, apresentando a justificativa médica. 

O que fazer em casa de negativa do plano de saúde? 

Em muitos casos, mesmo com justificativa médica, o plano de saúde nega o pedido. A principal justificativa usada pelos planos de saúde é de que o procedimento não consta como obrigatório no Rol da ANS. Ainda assim, a justiça costuma ser favorável ao paciente, obrigando o convênio médico a custear todo o tratamento pelo período que for necessário. 

Se você está nesta situação, você deve procurar um advogado especialista em plano de saúde. Entre em contato com SRR, nossos profissionais podem te orientar a como proceder na justiça para garantir o direito de acesso ao Home Care com rapidez e assertividade.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!