Internação domiciliar: como funciona?

Saiba como funciona a internação domiciliar, o popular “home care”

A internação domiciliar, também conhecida como Home Care, é uma boa opção para pacientes que precisam de acompanhamento médico intensivo diariamente, mas não precisam estar necessariamente internados em um hospital. 

Esse modelo de assistência médica é uma alternativa à internação hospitalar que é muito mais custosa e acaba afastando o paciente da família. O Home Care está crescendo em todo o mundo, principalmente, após a pandemia de covid-19. 

Entre os benefícios da internação domiciliar podemos citar o apoio da família, cuidados diários de acordo com a necessidade do paciente e menos custos na comparação com a internação hospitalar. 

O que é internação domiciliar? 

A internação domiciliar é um sistema de plantão médico montado na casa do paciente. No home care, o paciente recebe todos os cuidados que receberia no hospital em casa com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta de diversos profissionais de saúde, de acordo com as suas necessidades. 

Numa equipe médica de home care é possível contar com profissionais como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Na internação, o paciente dispõe de um plantão de enfermagem aliado a visitas diárias de outros profissionais de saúde para monitorar o seu estado. 

Além de trazer diversos benefícios para o bem-estar do paciente, a internação domiciliar também ajuda a diminuir os riscos de infecções hospitalares. Dependendo do estado de saúde e da doença enfrentada pelo paciente, expor a pessoa a uma internação hospitalar muitas vezes acaba se tornando um grande risco, o que não ocorre no home care.

Quando a internação domiciliar é necessária?

A internação domiciliar se faz necessária em diversos momentos. O home care é indicado como tratamento para pacientes com quadro de doenças crônicas e degenerativas. 

O modelo de assistência domiciliar também é recomendado para pacientes que necessitem de cuidados paliativos ou que apresentem algum tipo de incapacidade funcional temporária ou permanente. 

Nestes casos, o paciente pode se beneficiar da internação domiciliar, já que a internação ou acompanhamento hospitalar pode ser muito mais custoso e demorado. Com os cuidados em casa, o paciente pode contar com todo o equipamento e equipe técnica necessária para ter todos os cuidados necessários para ter mais qualidade de vida. 

Como solicitar a internação domiciliar (Home Care)?

A solicitação da internação domiciliar pode ser feita pelo paciente, mas é geralmente feita por familiares. Então, caso o seu familiar se encaixe em alguma das situações citadas no tópico acima, pergunte ao médico se o atendimento home care pode beneficiá-lo. 

Assim, o médico pode avaliar o caso e definir por indicar o tratamento, listando todos os cuidados necessários que devem ser providenciados para a internação domiciliar do paciente. Com o laudo médico em mãos, os familiares podem entrar com a solicitação do home care no plano de saúde

Advogado especialista em home care 

Em muitos casos, os planos de saúde podem recusar o tratamento. Nessa situação, o mais indicado é contar com um advogado especialista em home care. Entre em contato com o SRR! Temos experiência em casos de home care e podemos garantir o direito do seu familiar ao tratamento na justiça com rapidez. 

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!