Paciente com Alzheimer tem direito a Home Care

Pacientes com Alzheimer tem direito ao tratamento home care pelo plano de saúde

A procura pelo tratamento home care aumentou bastante após o início da pandemia de COVID-19. O tratamento é indicado para pacientes que podem ser acompanhados por uma equipe médica em casa, sem necessidade de internação. 

O maior benefício do home care é deixar o paciente em um ambiente em que ele tenha o apoio da família, de amigos, o que gera mais bem-estar e qualidade de vida. Uma das doenças que podem justificar o home care é o Alzheimer. 

Aqui, vamos mostrar como o paciente com Alzheimer pode ser tratado em home care pelo plano de saúde. 

Como funciona o home care? 

O home care é uma espécie de internação domiciliar. Nestes casos, o médico indica ou permite que o paciente seja tratado em casa, com o auxílio de uma equipe médica especializada e ao lado de sua família. 

O objetivo é trazer mais conforto, sem deixar de atender o paciente em tudo o que ele precisa. O médico que indica o home care irá ressaltar a necessidade de visitas regulares dele e de outros profissionais de saúde como enfermeiros e fisioterapeutas, dependendo do caso. 

Alzheimer requer tratamento home care?

O Alzheimer é um distúrbio cerebral progressivo que afeta a memória e capacidade de pensamento de pessoas. A doença não possui cura e o paciente com Alzheimer deve contar com apoio de uma equipe médica para viver da melhor forma possível pelo restante de sua vida. 

Por ser uma doença degenerativa, o paciente com Alzheimer se encaixa entre as pessoas que podem se beneficiar do tratamento home care. O tratamento do Alzheimer se baseia em medicamentos e terapias que podem ser realizados em casa com o devido acompanhamento médico por meio do home care. 

Como o paciente com Alzheimer pode ter direito ao home care?

Para ter direito ao tratamento home care, o paciente com Alzheimer deve passar por avaliação médica. Os familiares podem levantar a hipótese com o médico que trata o paciente. A partir de uma avaliação do médico responsável, o home care é indicado mediante laudo médico. 

Com o laudo em mãos, os familiares podem fazer a solicitação para o tratamento home care pelo plano de saúde. A operadora avalia o pedido e acata ou não a solicitação médica. Caso aprovado, o paciente passa a ter o acompanhamento home care, com base no que o seu médico determinou. 

O que fazer em caso de negativa do plano de saúde? 

Mesmo em posse de um laudo médico bem fundamentado, o plano de saúde pode acabar negando o pedido de home care e, neste caso, os familiares devem procurar um advogado especialista em direito de saúde.

Aqui no SRR, temos advogados especializados em home care, que podem orientar paciente e familiares a moverem uma ação judicial contra o plano de saúde exigindo o seu direito. Entre em contato com o SRR, nós podemos te ajudar a conseguir o tratamento home care de forma rápida pelo plano de saúde. 

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!