Plano de saúde cobre abdominoplastia

Abdominoplastia é uma cirurgia essencial para a saúde do paciente e deve ser custeada pelo plano de saúde

Os altos índices de pessoas obesas no Brasil levam muitos a procurarem pela abdominoplastia após emagrecer para retirar o excesso de pele da região da barriga. Segundo pesquisa do G1, a abdominoplastia é uma das cinco cirurgias mais desejadas pelas mulheres brasileiras. 

Abdominoplastia também está entre as cirurgias plásticas mais populares em todo o mundo, segundo a ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética). Atualmente, o Brasil está no topo do ranking de cirurgias plásticas em todo o mundo. 

Mas ao contrário do que muitos imaginam, a abdominoplastia não tem apenas fins estéticos, essa cirurgia também pode ser indicada por um médico com o intuito de aumentar o bem-estar físico e mental do paciente. 

Aqui, vamos mostrar como obter a cobertura da abdominoplastia pelo plano de saúde. 

O que é abdominoplastia? 

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que retira o excesso de gordura e pele da região do abdômen. Esse procedimento é essencial para eliminar estrias, cicatrizes e gordura localizada, além de diminuir a flacidez da barriga. 

Para quem a abdominoplastia é indicada? 

Essa cirurgia é bastante indicada para pacientes que sofreram com a obesidade e conseguiram perder peso sem a necessidade de realização de cirurgia bariátrica. A abdominoplastia também é recomendada para mulheres com a diástase após a gestação, sendo essencial para a sua saúde física e mental. 

Saiba também se o plano de saúde cobre tratamento para autismo.

Quando o plano de saúde cobre a abdominoplastia? 

Segundo o Rol da ANS, o plano de saúde é obrigado a cobrir a abdominoplastia em casos de pacientes que sofreram com grande perda de peso, em consequência de tratamento ou cirurgia para combater a obesidade mórbida. 

E mesmo que a sua situação não seja essa, o plano de saúde também deve custear a realização do procedimento. Tendo realizado ou não a cirurgia bariátrica, o paciente deve ter a abdominoplastia custeada pelo plano de saúde, caso tenha indicação médica. 

Em outras palavras, sempre que a abdominoplastia for considerada uma cirurgia plástica reparadora, ela se torna um procedimento essencial para a saúde física e o bem-estar do paciente e deve ser custeada pelo plano. 

Com isso, caso um médico recomende a cirurgia, o plano é obrigado a realizar a abdominoplastia. 

O que fazer em caso de negativa do plano de saúde para abdominoplastia? 

Para dar entrada com o pedido de abdominoplastia pelo plano de saúde, o paciente deve ter em mãos o laudo médico que recomenda e evidencia o caráter reparador do procedimento. 

Dessa forma, caso o paciente dê entrada no pedido e receba a negativa do plano de saúde, o melhor que ele tem a fazer é procurar um advogado especializado em plano de saúde

Com a negativa de cobertura do plano de saúde por escrito e o relatório médico que recomenda a cirurgia em mãos, o advogado pode dar entrada na ação contra o plano de saúde e fazer um pedido de liminar solicitando a cobertura da cirurgia pelo plano de saúde imediatamente. 

Precisa de um advogado especialista em direito de saúde? Entre em contato com o SRR e tire todas as suas dúvidas. Podemos te ajudar a garantir os seus direitos com o custeio de cirurgias, exames e medicamentos pelo plano de saúde.  

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!