Plano de saúde não cumpre liminar: o que fazer

Saiba o que fazer quando o plano de saúde não cumprir uma liminar judicial

A decisão liminar é fundamental para garantir o direito à saúde de todos os brasileiros. Quem recebe uma negativa de plano de saúde em casos de cobertura de tratamentos, fornecimento de remédios, cirurgias e até aumento abusivo pode e deve procurar um advogado especialista em plano de saúde para entrar com uma liminar. 

Em tese, a liminar é uma decisão judicial provisória, que deve ser cumprida pelo plano de saúde de imediato. Ainda assim, em algumas ocasiões os planos de saúde descumprem estas decisões e nestes casos é preciso tomar novas providências para garantir seus direitos de saúde. 

O que é uma liminar judicial? 

A liminar é uma decisão judicial provisória concedida por um juiz no início de um processo judicial. 

Quando uma pessoa entra com uma ação judicial contra o plano de saúde por conta da negativa no fornecimento de um remédio, por exemplo, um juiz analisa a questão e concede uma liminar para que a paciente tenha acesso a um medicamento essencial para a sua saúde. 

Dessa maneira, a liminar é provisória para garantir o direito do paciente, até que o processo seja julgado definitivamente. Vale ressaltar também que a liminar não é emitida em qualquer situação, sendo concedida geralmente em casos de urgência para resguardar a vida e a saúde do paciente. 

Saiba como entrar com liminar contra plano de saúde

O que pode acontecer quando um plano de saúde descumpre uma liminar? 

O descumprimento de uma liminar pode acarretar diversas penalizações ao plano de saúde. A justiça pode determinar a imposição de multa revertida em favor do autor da ação judicial e até realizar a penhora de bens da operadora de saúde que descumpriu a decisão. 

Inclusive, o plano de saúde é obrigado a cumprir a liminar, mesmo que tenha de conceder acesso a um tratamento, cirurgia, exame ou medicamento que não esteja descrito no Rol da ANS. Nestes casos, a justiça é soberana para invalidar a negativa do plano e obrigar a operadora a custear tudo o que for necessário para o paciente. 

De acordo com o Código de Processo Civil, o juiz pode adotar as providências citadas acima que obriguem os planos de saúde a cumprir com a decisão liminar. Vale ressaltar que o descumprimento de uma ordem judicial (caso de uma liminar) é caracterizado como crime no Código Penal, o que pode gerar sanções muito graves à operadora de saúde. 

O que fazer quando o plano de saúde não cumpre a liminar? 

Ao notar que o plano de saúde não cumpriu a liminar judicial, o advogado responsável por mover a ação deve comunicar ao juiz do caso. A partir da comunicação, o juiz poderá tomar providências para forçar que o plano de saúde cumpra a liminar o mais rápido possível, impondo penalizações e sanções à operadora. 

Precisa de ajuda para garantir seus direitos de saúde? Contrate um advogado especializado em direito de saúde, entre em contato com o SRR. Nosso escritório é especializado em ações contra planos de saúde e pode te ajudar a garantir seus direitos com mais rapidez, resguardando sua saúde e sua vida.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!