Radioterapia: como funciona? O plano de saúde cobre?

O tratamento do câncer possui diversos tipos de procedimentos que podem ajudar o paciente a combater a doença e a gravidade de seus sintomas. Um dos procedimentos mais importantes no tratamento de diversos tipos de tumores, em diferentes estágios da doença, é a radioterapia. 

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 70% dos pacientes com câncer precisam passar por sessões de radioterapia em alguma fase do tratamento da doença. A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é de que surjam cerca de 704 mil novos casos de câncer no Brasil, entre 2023 e 2025. 

O que é a radioterapia? Como ela ajuda no tratamento do câncer? 

A radioterapia é um procedimento que tem como objetivo impedir o avanço das células do câncer, incidindo também no aumento das chances de cura por meio da destruição ou enfraquecimento das células tumorais. Para isso, o médico realiza a radiação ionizante, que é aplicada no local atingido pelo câncer. 

O procedimento pode ser aplicado de diferentes formas, dependendo do tipo e da fonte de radiação utilizada. Uma das técnicas mais comuns da radioterapia é a IMRT, que se encaixa como radioterapia externa, em que o feixe de radiação ionizante é focalizado na região do câncer, buscando combater o tumor em altas doses e proteger toda a região em volta das células tumorais. 

Também há a radioterapia interna, em que a focalização da radiação ionizante é bem menor. Um dos exemplos é a braquiterapia, utilizada em casos de tumores menores e bem localizados. A radioterapia interna ajuda a diminuir a exposição da irradiação no organismo. 

Os planos de saúde cobrem a radioterapia? 

Sim, os planos de saúde devem cobrir as sessões de radioterapia indicadas pelo oncologista no tratamento do câncer. Mesmo os planos de saúde mais básicos são obrigados a cobrirem todos os custos com a radioterapia. O procedimento está listado no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e, além disso possui enorme importância no tratamento do câncer. 

Existem tipos de tratamentos de radioterapia, desde métodos mais tradicionais até métodos mais inovadores, menos invasivos e mais bem localizados. O procedimento pode ser realizado em diferentes etapas do tratamento do câncer, sendo usado tanto com intenção cura como em cuidados paliativos da doença. 

O que fazer em caso de negativa do plano de saúde? 

Os planos de saúde se aproveitam de falhas no Rol da ANS, que não lista todos os tipos de tratamentos de radioterapia para negar o pedido dos pacientes. Isso é considerado uma prática ilegal e abusiva! A radioterapia é um procedimento de suma importância no tratamento do paciente contra o câncer. 

Nesse sentido, o paciente e seus familiares devem procurar um advogado especializado em direito da saúde se receberem uma negativa do plano. É preciso juntar todos os documentos como o laudo de diagnóstico da doença, a cópia do pedido e o laudo médico indicando a necessidade da radioterapia. 

A partir disso, é possível entrar na justiça com ação judicial e pedido liminar para garantir que o plano de saúde seja obrigado a custear as sessões de radioterapia do paciente de forma imediata. Precisa de um advogado? Entre em contato com o SRR! Temos uma equipe especializada em casos contra planos de saúde e podemos te ajudar a garantir seus direitos com rapidez e assertividade.