Rydapt (midostaurina): plano de saúde cobre medicamento?

Os medicamentos para o tratamento do câncer costumam ser bastante caros. O Rydapt, nome comercial do Midostaurina, é um medicamento que custa cerca de R$76 mil. Por serem importantíssimos no tratamento, pacientes buscam a ajuda do SUS (Sistema Único de Saúde) ou dos planos de saúde para terem acesso ao medicamento. 

O Rydapt é um medicamento bastante utilizado em casos de leucemia, um dos tipos de câncer no sangue mais conhecidos. A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é que surjam cerca de 11 casos da doença nos próximos três anos no país. Aqui, vamos mostrar como conseguir o Rydapt pelo plano de saúde.  

Para que serve o Rydapt? 

O medicamento Rydapt é recomendado em tratamentos de leucemia e mastocitose. Registrado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a bula do medicamento indica a administração em casos de leucemia mieloide aguda em pacientes com gene FLT3, leucemia de células mastocíticas e mastocitose sistêmica agressiva. 

Geralmente, o medicamento é usado em conjunto com a quimioterapia para potencializar os resultados do tratamento. A Midostaurina atua como inibidor de tirosina quinase, enzima responsável pelo crescimento e divisão celular. Dessa forma, o medicamento ajuda a dificultar a progressão e o efeito metastático das células tumorais. 

Plano de saúde cobre o fornecimento de Rydapt? 

Sim, o Rydapt deve ser fornecido pelo plano de saúde. Sempre que o paciente tiver recomendação médica para o uso do remédio, ele deve ser fornecido pela operadora. No caso do Rydapt, o medicamento é registrado pela ANVISA e desde 2021 consta no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), documento que regula as coberturas obrigatórias dos planos de saúde. 

Com isso, os planos de saúde deveriam realizar o custeio integral do medicamento quando ele for solicitado com prescrição médica. E mesmo que o medicamento não fosse listado no Rol da ANS, o entendimento da Justiça é que o fornecimento é obrigatório, já que a medicação é essencial para a qualidade e a manutenção da vida do paciente. 

Como conseguir o medicamento Rydapt pelo plano de saúde? 

Com a prescrição médica do oncologista responsável pelo seu tratamento, faça a solicitação do medicamento junto ao seu plano de saúde. Caso o plano negue o fornecimento do Rydapt com base nos custos do remédio ou que o uso não é o recomendado pela bula (caso de tratamentos off label), o ideal é que o paciente procure a ajuda de um advogado especializado em direito da saúde

Os planos de saúde se utilizam de diversos argumentos para realizar a negativa do remédio. Nestes casos, o que resta é recorrer à justiça. Um advogado pode te orientar a organizar os documentos de comprovação médica para dar entrada com um pedido liminar na justiça. 

A liminar é uma ação julgada rapidamente e deve ser cumprida de imediato. Com o entendimento da justiça ao lado dos usuários, a aprovação da liminar garante o fornecimento do Rydapt de forma imediata para o prosseguimento do tratamento do paciente. 

Está precisando de um advogado para causas referentes ao tratamento de câncer? Entre em contato com o Romariz Saliba Advogados! Nossa equipe é especializada na área de saúde e pode te ajudar a garantir seus direitos de maneira assertiva e rápida. 

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!