Sunitinibe (Sutent): veja como conseguir medicamento

O câncer é uma das doenças que mais mata no Brasil. A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é de que surjam cerca de 704 mil novos casos por ano, entre 2023 e 2025. Um dos principais empecilhos ao tratamento da doença é o alto custo dos medicamentos. O Sunitinibe é um medicamento indicado para diferentes tipos de câncer e é bastante indicado por médicos. 

A medicação, também conhecida pelo nome comercial Sutent, por exemplo, custa cerca de R$ 6 mil com 28 cápsulas.  Em sua bula, o remédio é indicado para o tratamento do tumor estromal gastrintestinal, câncer metastático nos rins e um tipo de câncer de pâncreas. 

Para que serve o sunitinibe? 

O princípio ativo do Sutent é o malato de sunitinibe, utilizado no tratamento do tumor estromal gastrintestinal em pacientes que não se adaptaram ao mesilato de imatinibe. O medicamento também é recomendado no tratamento do carcinoma metastático de células renais avançado e de tumores neuroendócrinos pancreáticos não ressecáveis (tipo de câncer no pâncreas). 

Há também indicação para o tratamento do carcinoma de células renais recorrentes em pacientes de alto risco após a remoção do tumor por meio da nefrectomia. Em todos os casos, a principal função do sunitinibe é inibir o crescimento do tumor ou a progressão de cânceres metastáticos. 

Além das indicações presentes na bula, o sunitinibe também vem sendo utilizado em outros tratamentos experimentais, como em pacientes com câncer avançado de tireoide epitelial. 

Por que os planos de saúde negam o fornecimento do Sunitinibe? 

Assim como outros medicamentos para o tratamento do câncer, o Sunitinibe é listado no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) apenas em alguns tratamentos específicos. Isso abre brecha para que os planos de saúde neguem o fornecimento do medicamento para outros tipos de tratamento. 

Porém, essa é uma prática considerada abusiva, já que o Rol da ANS é um documento que serve apenas como referência para as coberturas obrigatórias dos planos de saúde. Caso o medicamento tenha sido receitado por um médico com base no uso indicado na bula do Sunitinibe, o plano de saúde deve realizar o fornecimento da medicação. 

Como conseguir o Sunitinibe pelo plano de saúde? 

O primeiro passo para obter o remédio pelo plano de saúde é dar entrada com a solicitação. Junte todos os documentos de diagnóstico da doença e laudo médico que indica o uso do remédio para consegui-lo pelo plano. Caso haja negativa do plano de saúde, procure um advogado especializado em direito da saúde para garantir o acesso ao remédio de forma gratuita. 

Esse profissional poderá lhe orientar da melhor forma e pode dar entrada com uma ação judicial e um pedido liminar para garantir que o fornecimento do remédio seja realizado rapidamente para dar prosseguimento ao tratamento do câncer. 

Vale ressaltar que o Sunitinibe também pode ser custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente, se o paciente e familiares comprovarem que não possuem renda para custeio próprio do remédio. 

Precisa de um advogado especializado em direito da saúde? Entre em contato com o SRR! Temos uma equipe especializada em casos relacionados ao tratamento do câncer em planos de saúde.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!