Tratamento do câncer: paciente tem direito a home care

O tratamento do câncer costuma ser um período de muita apreensão e ansiedade para o paciente. Em alguns casos, a pessoa acaba tendo de passar por cirurgia, fazer sessões de quimioterapia e radioterapia, o que afeta a imunidade e demanda um acompanhamento ativo do seu estado de saúde. 

O que muitos não sabem é que o paciente com câncer tem direito ao tratamento home care, para receber todos os cuidados necessários e ser monitorado pelo oncologista em casa. Seja no período do tratamento ou na fase de cuidados paliativos, o paciente com câncer terá muitos benefícios a sua qualidade de vida se tiver acesso ao atendimento domiciliar e a presença de seus familiares. 

Como funciona o tratamento do câncer? 

Existem diversos tipos de tratamento para o câncer. O primeiro deles é a cirurgia para retirada do tumor, aplicada em alguns casos. Nessa operação, o cirurgião realiza a retirada de todas as células cancerígenas e do tumor do corpo do paciente. 

Outros procedimentos para tratamento do câncer são a quimioterapia e a radioterapia. Estes procedimentos implicam na destruição das células cancerígenas do corpo por meio de compostos químicos ou radiação.  

Em todos estes procedimentos, o paciente sofre com a baixa na imunidade devido às sessões de quimioterapia e radioterapia ou mesmo na recuperação da cirurgia. Nesse período, o paciente precisa de cuidados e acompanhamento que podem ser ministrados em casa por meio do home care. 

O que é o tratamento home care? 

O tratamento home care, também conhecido como internação domiciliar, é a realização de um conjunto de procedimentos médicos realizados na casa do paciente. O acompanhamento é realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados como médico responsável pelo tratamento (no caso do câncer, o oncologista), fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiros, entre outros. 

Benefícios do Home Care para quem tem câncer 

  • Maior qualidade de vida: com o tratamento em casa, o paciente pode estar perto de sua família em um ambiente que já conhece e isso traz muito mais qualidade de vida, mesmo em sua condição de saúde.
  • Menor risco de infecção: ser tratado em casa também diminui os riscos de infecções hospitalares, o que é um grande risco para pacientes com câncer (que possuem imunidade baixa por conta da doença e do tratamento)
  • Acompanhamento da medicação e alimentação: os cuidados de um nutricionista e enfermeiro no home care facilita os cuidados com medicação e alimentação durante o tratamento. 

Como conseguir home care pelo plano de saúde? 

O plano de saúde é obrigado por lei a cobrir o tratamento home care, mesmo que o plano não cubra os procedimentos. Para isso, o paciente ou seus familiares precisam ter um laudo médico com a recomendação para o tratamento. Com a indicação médica, o pedido pode ser feito e o plano de saúde deve arcar com toda a estrutura e custos do home care para o paciente. 

Em muitos casos, o plano de saúde nega a cobertura. Nestes casos, você precisa contratar um advogado especialista em direito de saúde para garantir os seus direitos na justiça. Entre em contato com o SRR, nós podemos te ajudar a conseguir o home care com agilidade e assertividade.