Tratamento Oncológico

O câncer é uma das doenças que mais mata em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de surjam, pelo menos, 704 mil novos casos de câncer entre 2023 e 2025 no país, de acordo com estudos do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Entender sobre o problema é muito importante antes ou depois do diagnóstico da doença. 

Além de conhecer as opções de tratamento, também é fundamental entender como é possível garantir tratamento para pessoas com câncer pelo plano de saúde. Aqui, vamos mostrar os principais tratamentos oncológicos e o que fazer para tratar a doença pelo seu plano de saúde.  

Confira os principais tratamentos oncológicos abaixo:

Cirurgia oncológica 

A cirurgia oncológica é um dos métodos mais populares e antigos para o tratamento do câncer. Basicamente, a cirurgia visa realizar a retirada de um tumor e pode ser curativa no estágio inicial da doença. O procedimento também é realizado para remoção de metástases, dependendo do paciente e para a realização de biópsias essenciais para o diagnóstico do paciente. 

Quimioterapia

A quimioterapia é outro procedimento oncológico bastante popular. O tratamento visa a ministração de medicamentos para destruir as células cancerígenas. Existem diversos tipos de quimioterapia, como a quimioterapia venosa e a quimioterapia oral. O procedimento pode ser realizado para a cura da doença ou também como prática adjuvante para matar células cancerígenas remanescentes após uma cirurgia ou neoadjuvante para reduzir o tamanho do tumor e possibilitar uma cirurgia posteriormente. 

Radioterapia

Semelhante à quimioterapia, a radioterapia é um tipo de tratamento oncológico que busca destruir células cancerígenas, neste caso, por meio de radiações ionizantes. Existem diversos tipos de radioterapia como a eletromagnética e de elétrons. Além de ser usada com o objetivo de prática adjuvante e neoadjuvante, a radioterapia também pode ser aplicada como tratamento paliativo para aliviar os sintomas da doença em casos terminais. 

Imunoterapia 

A imunoterapia é um tratamento oncológico que visa auxiliar outros métodos de tratamento da doença no combate ao câncer. O procedimento consiste em ministrar medicamentos que possam potencializar o sistema imunológico do paciente. Dessa forma, a principal intenção da imunoterapia é estimular as células de defesa do organismo para combater o avanço de tumores. 

Transplante de medula óssea 

Alguns tipos de câncer que afetam o sistema sanguíneo e os ossos como a leucemia e o mieloma múltiplo, que podem ser tratadas com o transplante de medula óssea, que é encontrada no interior dos ossos e que são responsáveis pela formação dos componentes do sangue. O transplante é realizado para substituir ou reconstituir a medula óssea para que o paciente possa tratar estes tipos de cânceres. 

Como realizar o tratamento oncológico pelo plano de saúde? 

Os planos de saúde têm obrigação de cobrir todas as etapas do tratamento do câncer para seus beneficiários. Apesar de diversos pacientes sofrerem com a negativa da cobertura por parte do plano, é possível garantir o direito ao atendimento com a cobertura do plano de saúde. 

Em casos de negativa do plano de saúde, procure um advogado especialista em direito de saúde para coibir essa prática abusiva. Entre em contato com o SRR, temos uma equipe especializada que pode te ajudar a garantir seus direitos na justiça com mais agilidade. 

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!