Tratamento paliativo de câncer: o que significa?

O tratamento do câncer é realizado de diversas formas e em alguns casos, o avanço da doença ocorre tão rápido que impossibilita os tratamentos curativos. Com isso, é preciso realizar o tratamento paliativo para melhorar a qualidade de vida do paciente na condição. 

Isso permite que o paciente possa tratar os sintomas e ter o menor nível de limitações possível por conta dos avanços do câncer. Por ser uma das doenças com maior incidência e mortalidade em todo o mundo, o tratamento paliativo do câncer se torna uma alternativa eficaz para que pessoas com a doença possam viver mais e melhor. 

O que são cuidados paliativos? 

Os cuidados paliativos são um conjunto de técnicas e procedimentos hospitalares que visam combater o sintoma de doenças. O principal objetivo é diminuir a intensidade dos sintomas, permitindo que o paciente tenha mais qualidade de vida. 

Esse tipo de tratamento é geralmente feito em home care, ou seja, os procedimentos são realizados na casa do paciente. Os cuidados paliativos do câncer envolvem a necessidade de uma equipe multidisciplinar que conta com oncologista, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros profissionais. 

Quando os cuidados paliativos são indicados? 

No caso específico do câncer, os cuidados paliativos são indicados quando o tratamento curativo não apresenta os resultados desejados. O paciente com câncer passa por procedimentos como cirurgia, quimioterapia e radioterapia que afetam muito o seu sistema imunológico. E isso afeta ainda mais a sua qualidade de vida, quando os tratamentos não trazem o resultado desejado. 

O oncologista e a sua equipe multidisciplinar avaliam os resultados do tratamento de seus pacientes para saber se o tratamento curativo está conseguindo reduzir ou eliminar o tumor. Quando isso não acontece, dependendo do nível de avanço da doença o médico entende que a cura da doença não é mais possível e encaminha o paciente para os cuidados paliativos. 

Cuidados paliativos no home care

O tratamento paliativo do câncer pode ser feito em home care. Devido a sua condição de saúde, ser tratado em casa traz diversos benefícios para a qualidade de vida do paciente. Além de evitar o deslocamento do paciente ao hospital/clínica, os cuidados paliativos no home care diminuem os riscos de infecção hospitalar e permite um acompanhamento ativo das condições de saúde do paciente. 

O home care é um conjunto de procedimentos hospitalares realizados na casa do paciente. No caso do tratamento paliativo, o home care deve contar com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde e todos os equipamentos hospitalares necessários para prestar todos os cuidados necessários para o paciente. 

Como conseguir home care para tratamento paliativo de câncer? 

O primeiro passo é levantar a hipótese com o oncologista responsável pelo tratamento. Com a recomendação médica, o paciente ou seus familiares podem dar entrada no pedido do tratamento no plano de saúde. 

Em caso de negativa do plano de saúde, a melhor alternativa é contratar um advogado especialista em direito da saúde para garantir acesso ao tratamento paliativo de câncer em home care na justiça. 

Precisa de ajuda? Entre em contato com o SRR! Nós contamos com advogados especialistas em plano de saúde e podemos te ajudar a garantir todos os seus direitos com rapidez e da forma correta.