Tratamento para rinite alérgica: o que o plano de saúde cobre?

Imunoterapia para rinite alérgica deve ser custeada pelo plano de saúde

Você sofre com sintomas como nariz entupido, coriza e coceira no nariz? Esses são sintomas comuns da rinite alérgica. Essa doença acomete cerca de 40 milhões de brasileiros, segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia). 

Ainda segundo informações da ABSAI, a doença atinge cerca de 30% dos adolescentes e 26% das crianças sofrem com a doença no Brasil.  O tratamento da rinite alérgica é feito com base em medicamentos, hábitos de higiene e vacina contra alergia. 

O que é rinite alérgica? 

A rinite alérgica é uma doença que é resultado de uma resposta exagerada do nosso corpo. No caso da rinite, quando entramos em contato com substâncias como ácaros, poeiras, pólen, entre outros, acabamos tendo uma doença inflamatória do nariz. A doença pode ter caráter hereditário ou não. 

Diferente de pessoas comuns, o organismo de pessoas que sofrem com rinite alérgica reage de forma exagerada para eliminar as substâncias, impedindo que elas cheguem ao pulmão. Isso desencadeia a reação alérgica e inflamatória nas mucosas do nariz. 

Como é o tratamento para rinite alérgica? 

O tratamento para rinite alérgica é feito com base em hábitos e remédios. Geralmente, os médicos indicam que a pessoa com rinite alérgica tenha bons hábitos de limpeza. Para evitar poeira e ácaros em casa, é preciso sempre estar limpando e mantendo os ambientes arejados. 

Os remédios para rinite alérgica atuam para limitar ou inibir a reação do organismo a essas substâncias, combatendo os sintomas da doença. E em casos mais severos, o médico indica a imunoterapia para rinite que consiste na aplicação da vacina para a doença. 

Saiba como o tratamento de enxaqueca pode ser custeado pelo plano de saúde.

Plano de saúde deve custear imunoterapia para rinite? 

Sim, o tratamento para rinite alérgica deve ser custeado pelo plano de saúde. Caso o médico indique a imunoterapia. Dessa maneira, o plano de saúde não pode negar o custeio para a aplicação da vacina em pacientes com rinite alérgica. 

O motivo da negativa por parte dos planos de saúde é de que o procedimento não está listado no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão que regula as atividades do setor. 

Mesmo assim, vale ressaltar que algumas operadoras do mercado oferecem o custeio para imunoterapia de rinite alérgica na lista de coberturas do plano.

Contudo, o entendimento do judiciário é de que o rol é exemplificativo, o que abre espaço para que as obrigações dos planos de saúde não sejam restritas aos procedimentos na lista. Por isso, em casos como vacinas indicadas por laudo médico, o plano deve custear o procedimento. 

Como agir em caso de recusa ao tratamento de rinite alérgica pelo plano de saúde? 

Em caso de negativa do plano de saúde, o melhor a se fazer é procurar um advogado especializado em plano de saúde. O paciente deve apresentar o laudo médico e a recusa por escrito da operadora do plano, para que o advogado dê entrada em uma liminar para que a pessoa tenha acesso a vacina sem nenhum custo. 

Está precisando de um advogado para realizar a imunoterapia de rinite alérgica pelo plano? Entre em contato com o SRR. Nossa equipe é especialista em direito de saúde e pode te ajudar a conquistar o seu direito, tendo o procedimento 100% custeado pelo seu plano de saúde.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!