Tratamentos para esclerose múltipla

Pacientes com esclerose múltipla tem direito ao Home Care pelo plano de saúde

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta a medula espinhal, neurônios e nervos e pode limitar os comandos do cérebro para o resto do nosso corpo. No Brasil, cerca de 40 mil pessoas vivem com a doença que demanda tratamento contínuo. 

Sem perspectiva de cura, a doença possui tratamentos por meio de medicamentos e exercícios, além da indicação do atendimento home care que pode beneficiar em diversos sentidos. 

Aqui, vamos abordar os principais aspectos da doença, falar sobre a possibilidade e os benefícios do home care para pessoas com esclerose múltipla e como conseguir o tratamento na justiça. 

O que é esclerose múltipla? 

A esclerose múltipla é um transtorno neurológico autoimune que afeta os neurônios e nervos, dificultando o funcionamento do nosso corpo. 

Em uma linguagem simples, uma pessoa com a doença pode ter dificuldades para se movimentar ou ter controle sobre algum membro do corpo, já que a inflamação causada pela doença dificulta a comunicação dos neurônios com o cérebro, o que causa a limitação de movimentos. 

A doença tem caráter irreversível e pode avançar com o tempo, sendo uma doença degenerativa e debilitante. 

Quais são os tratamentos para esclerose múltipla? 

Os tratamentos para esclerose múltipla permitem que a pessoa com doença possa ter mais qualidade de vida, ajudando a diminuir os efeitos do sintoma e retardando os avanços da doença. 

A intenção do tratamento é diminuir dores e potencializar a movimentação e controle dos nervos. Com isso, o tratamento passa pelo uso de corticoides e medicamentos para controle do sistema imunológico, que buscam controlar o processo inflamatório dos neurônios causados pela doença. 

Aliado a medicação, o médico pode indicar a realização de exercícios físicos e fisioterapia para pacientes com esclerose múltipla. Para uma pessoa com esclerose múltipla é importante ser fisicamente ativa para melhorar as condições musculares, vasculares e psicológicas. 

A fisioterapia pode ajudar a aumentar a qualidade de vida, melhorando o nível de mobilidade e proporcionando mais equilíbrio corporal, mesmo com as dificuldades impostas pela doença. 

Home care para pessoas com esclerose múltipla

Como uma doença degenerativa e autoimune, pacientes com esclerose múltipla podem solicitar o tratamento home care. O acesso ao tratamento pelo plano de saúde e pelo SUS é assegurado por lei. 

Geralmente, os pacientes com a doença não precisam ficar internados, mas precisam de acompanhamento ativo e com isso o home care é a melhor opção para ter um bom monitoramento da doença no conforto de casa. 

O home care consiste em uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros. Em casa, os pacientes podem receber os mesmos cuidados que receberiam em uma clínica ou hospital e estarem próximos da família. 

Para ter acesso ao home care, o paciente com esclerose múltipla pode solicitar o tratamento ao seu médico. Com a indicação médica, o paciente pode fazer a solicitação do home care no plano de saúde. 

Em caso de negativa ou demora de resposta do plano de saúde, busque por um advogado especialista em direito da saúde. Esse profissional pode te ajudar a conseguir acesso ao tratamento na justiça com rapidez. 

Precisa de ajuda para conseguir o tratamento home care? Entre em contato com o SRR. Nosso escritório é especializado em direito da saúde e pode te ajudar a garantir o seu direito de se tratar em casa com todos os cuidados necessários para aumentar a sua qualidade de vida. 

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!