Zejula (niraparibe): como conseguir pelo plano de saúde?

O tratamento do câncer requer a utilização de diversos medicamentos importantes para combater as células cancerígenas e aliviar os sintomas da doença. Infelizmente, muitos pacientes com câncer encontram muita dificuldade para receber o medicamento pelos planos de saúde. Um destes medicamentos é o Zejula (niraparibe), medicamento utilizado principalmente no tratamento do câncer de ovário. 

É importante frisar que oncologistas receitam medicamentos importantes para a vida do paciente, por isso os planos de saúde devem cobrir o fornecimento com custeio integral. Aqui, vamos mostrar como fazer a solicitação do Zejula e o que fazer caso o plano negue o pedido de fornecimento da medicação. 

Para que serve o Zejula? 

O tosilato de niraparibe, conhecido pelo nome comercial de Zejula, é um medicamento indicado para o tratamento do câncer de ovário em pacientes que já realizaram sessões de quimioterapia. A medicação é indicada em casos de carcinoma de ovário, da trampa de falópio ou peritoneal primário avançado e de carcinoma epitelial de ovário, da trompa do falópio ou peritoneal primário seroso de alto grau. 

O Zejula tem como função potencializar os efeitos da quimioterapia. A intenção do medicamento é auxiliar na regressão da doença, atuando para impedir a progressão do câncer ou evitar o retorno da doença após a destruição das células cancerígenas. 

Além do câncer de ovário, o Zejula também pode ser indicado para tratar outros tipos de câncer. Isso acontece em tratamentos off label, que se caracterizam como tratamentos não descritos da bula da medicação. Em média, o Zejula pode custar cerca de R$ 15 mil em sua caixa com 28 cápsulas. 

Por que os planos de saúde negam o fornecimento do Zejula? 

Os planos de saúde costumam negar o fornecimento de diversos medicamentos de alto custo. Um dos principais argumentos é o de que a medicação não consta no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), documento que regula as coberturas obrigatórias de planos de saúde. 

Em alguns casos, os medicamentos constam no Rol da ANS apenas em tratamentos específicos. No caso do Zejula, o medicamento costuma ser negado por ser bastante caro e não constar na lista da entidade regulamentadora. Isso faz com que os planos de saúde neguem o pedido de fornecimento do medicamento. 

Como reverter a negativa e conseguir o medicamento pelo plano?

Em caso de negativa do plano de saúde, o paciente com câncer e seus familiares devem procurar um advogado especializado em direito da saúde. Um profissional especialista na área pode orientar a organização de documentos e dar entrada com liminar judicial para garantir o fornecimento do Zejula de forma imediata. 

É importante juntar todos os documentos necessários que comprovam o diagnóstico da doença e a recomendação médica de uso da medicação. Assim, é possível fazer valer a lei e obter o acesso ao medicamento, independente se ele está listado ou não no Rol da ANS. Está precisando de um advogado especialista na área da saúde? Entre em contato com o Romariz Saliba Advogados! Temos uma equipe especializada em casos de pacientes com câncer, podemos te ajudar a garantir seus direitos na justiça com mais rapidez e assertividade.